Cidade Conectada

INCLUSÃO DIGITAL

Prefeitura leva Internet de qualidade e gratuita ao calçadão

Programa foi iniciado em 2017 e em 2021 será ampliado

Publicado em: 29/12/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Administração

Prefeitura leva Internet de qualidade e gratuita ao calçadão

Pontos de Internet gratuita incentivam a cidadania e a inclusão digital. (Foto: Edmara Silva)

Sete novos pontos de Internet via WIFI, de qualidade e gratuita, entraram em atividade na última semana na área do Calçadão, Centro, para atender, principalmente, quem veio à cidade para as compras de fim de ano.

Ação faz parte do programa “Imperatriz Conectada- Wifi Livre”, executado  pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria de Administração e Modernização, Seamo, e Superintendência de Tecnologia e Informação, STI. Objetivo é universalizar o acesso à internet em praças, paradas de ônibus, centros desportivos e pontos turísticos.

Levantamento da STI mostra que a receptividade aos novos pontos de wifi livre supera as expectativas: só no dia 24 de dezembro, véspera de natal, foram registrados 11.582 acessos.

Desde 2017, o programa vem sendo implementado e já ativou 22  pontos de internet  em locais públicos. Alguns dias antes do Calçadão, passaram a se conectar usuários do Complexo Gastronômico da Culinária Popular de Imperatriz (Panelódromo) e da Avenida Beira Rio.

“A Internet que fornecemos é de qualidade, com equipamentos reforçados. Na Beira-Rio, por exemplo, são 22 pontos e a conexão é ilimitada”, destacou o titular da STI, Derek Cunha Lima.

A meta da gestão a partir de 2021 é expandir a rede de conectividade com 12 novos pontos de internet em vários locais públicos da cidade que ainda serão definidos e incluem a zona rural.

Em quatro anos, o programa municipal já beneficiou milhares de pessoas que puderam usar a internet gratuita para acionar serviços públicos de transporte, acessar páginas de sites de serviços, fazer cadastros em programas sociais e pesquisas educacionais, dentre outros.

O incentivo e encorajamento da cidadania por meio da inclusão digital é um dos objetivos da gestão. Outra vantagem é que o processo para o acesso ao sinal de internet é simples e rápido.

Como se conectar

Qualquer pessoa de posse de smartphone, tablet ou notebook e que possua um chip de celular ativo poderá se conectar. Será necessário o interessado fazer um cadastro vinculado ao numero do telefone e logo será enviada uma senha de autenticação para acesso livre.

Tudo está em conformidade com a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, conhecida como Marco Civil da Internet.

Cidade Conectada