Casa do idoso

CIDADANIA

Conselho Municipal do Idoso ministra palestra em escolas

Ação orienta alunos do 8º e 9ºano sobre cuidados com público da terceira idade

Publicado em: 26/09/2018 por Hidalgo Nava

Conselho Municipal do Idoso ministra palestra em escolas

Palestra de conscientização na Escola Evangélica Luiz de França Moreira (Foto: Edmara Silva)

Em alusão a Semana Municipal do Idoso, estão sendo realizadas palestras em escolas de Imperatriz para conscientizar alunos do o8º e 9º ano do ensino fundamental, sobre a importância e valorização da terceira idade no ambiente familiar. 

Os trabalhos tiveram início na terça-feira, 25, na Escola Municipal Renato Cortez Moreira, e nesta quarta-feira, 26, foi contemplada a Escola Evangélica Luiz de França Moreira no Bairro Nova Imperatriz. Na quinta, 27, será na Escola Municipal Santa Laura e, encera na próxima quarta-feira, 3, na Escola Paulo Freire.

A ação, do Conselho Municipal do Idoso, é realizada em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social; Educação; Saúde; Meio Ambiente e da Mulher.

Além de orientar sobre os cuidados com pessoa da terceira idade, projeto busca divulgar o Estatuto do Idoso entre os jovens. De acordo com Auxiliadora Pessoa, membro do Conselho e, faz parte da organização do evento, esses alunos nessa faixa etária, tem uma capacidade maior de assimilar o que é passado durante as palestras. “Nosso objetivo é procurar envolver os alunos, dentro da realidade que o idoso vive, ensinando como falar, dar carinho e a cuidar bem de um modo geral”, acrescentou.

A palestrante Conceição Formiga, presidente do Conselho Municipal do Idoso, ressalta que a decisão de ter como alvo esse tipo de público, foi devido eles serem a maioria que convive com os idosos, por isso, a importância de conhecer os cuidados e Estatuto, que está completando 15 anos. “Além de informá-los sobre todos os direitos que o idoso tem, mas, muitas vezes desconhecem e esses jovens podem lhes auxiliar quando necessário”.

O aluno do 8ºano, Getúlio de Araújo Neto, falou que além das orientações sobre os cuidados com os idosos, o fato de estar ciente de seu Estatuto, também, é muito importante. “Eu já sabia um pouco como devemos tratar os idosos, que é ajudando da melhor forma possível e, hoje aprendi ainda mais. Agora vou procurar conhecer sobre seus direitos, para quem sabe um dia poder ajudar”, relatou.

Para Emily Crystiny Neves, estudante do 9º ano, a importância de participar desse tipo de evento é que sempre se aprende coisas novas. “Os idosos são frágeis, porém, são pessoas muito importantes em nossas vidas, por isso, devemos buscar sempre tratá-los da melhor maneira possível, pois, um gesto que possa parecer bem simples para nós, significa muito a eles, e aqui aprendemos a valorizar isso”, enfatizou.

Casa do idoso