Capacitação

INFORMAÇÃO

Procon realiza palestra na Escola Madalena de Canossa

Programação é parte de atividades da Semana do Consumidor em escolas

Publicado em: 11/03/2020 por Ariel Rocha

Procon realiza palestra na Escola Madalena de Canossa

Foi explicado a respeito das garantias legais que existem ao comprar algo ou contratar um serviço, assim como se realizar denúncias. (Foto: Patrícia Araújo)

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon, realizou nesta terça-feira, 10, palestra para 80 alunos do 9º do Ensino Fundamental da Escola Madalena de Canossa, localizada no Parque Sanharol. Momento educativo com os jovens estudantes tem objetivo de informar sobre direitos do consumidor e elucidar dúvidas recorrentes. A programação faz parte da Semana do Consumidor e, palestras como essa, serão realizadas em diversas escolas da rede pública municipal e estadual.

Com tema “Direito do Consumidor à luz da Lei 8.078/90 – Código do Direito do Consumidor”, a palestra é ministrada pelo coordenador do Procon, Natalino Lima Bezerra. O foco é formar consumidores conscientes na sociedade. “Por mais que ainda não sejam assíduos nas compras, esses estudantes vão ajudar suas famílias a assimilarem melhor a questão dos direitos. É dever do Procon levar essas informações, tanto para os adultos como os jovens”, declarou.

Na ocasião, foi explicado a respeito das garantias legais que existem ao comprar algo ou contratar um serviço, assim como se realizar denúncias. Os alunos também puderem manifestar suas dúvidas e ter seus questionamentos respondidos. Em parceria com o órgão, equipe da Comissão de Direito do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, subseção Imperatriz, também ministra palestras em escolas durante a semana.

A aluna Yasmin Silva de Oliveira comenta que se sente mais preparada depois de assistir a exposição feita pela equipe do Procon. Para ela é essencial que cada cidadão conheça seus direitos enquanto consumidor. “É a primeira vez que participo de uma palestra sobre esses direitos, muitas das coisas ditas aqui para nós eu não sabia. Acompanho meus pais em algumas compras e vou também repassar para eles os conhecimentos adquiridos hoje”, explicou.

Nesta quarta-feira, 11, o órgão realiza mais uma palestra, às 14h, na Escola Paulo Freire, localizada na Avenida Pedro Neiva de Santana, no Parque Amazonas.

Capacitação