balanço 2021

RETROSPECTIVA

Sedec faz balanço das ações de 2021 e apresenta panorama do comércio local

Sala do Empreendedor realizou a abertura de 3.280 novas empresas de janeiro a agosto

Publicado em: 31/12/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Sedec faz balanço das ações de 2021 e apresenta panorama do comércio local

Bairros da zona urbana e rural foram contemplados com a Feira Cidadã e de Artesanato. (Foto: Edmara Silva)

Com objetivo de proporcionar oportunidade de crescimento econômico, por meio de políticas públicas ancoradas na iniciativa privada com vistas à empregabilidade, geração de riquezas e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) divulga balanço das ações realizadas e destaca as principais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Filho, relata que “as ações tiveram o objetivo de melhorar e fomentar o comércio local, com a geração de emprego e renda. Além da transparência, o balanço é uma forma dos serviços serem conhecidos pela população”, destaca. 

Sobre o panorama de admissões na cidade, de janeiro a outubro deste ano, foram admitidas 19.418 (dezenove mil quatrocentos e dezoito) pessoas, com alta no mês de julho com 2.220 (duas mil e duzentos e vinte). As demissões contabilizaram 2.312 (duas mil e trezentas e doze) pessoas, com alta em julho com 554 (quinhentas e cinquenta e quatro).

Como um dos objetivos em facilitar o ambiente de micronegócios, a Sala do Empreendedor realizou a abertura de 3.280 (três mil e duzentos e oitenta) novas empresas de janeiro a agosto, um total de 699 (seiscentos e noventa e nove), a mais do que mesmo período de 2020 com 2.581(duas mil quinhentas e oitenta e um) novas empresas, o que corresponde uma variação de 27,08%.

Sobre a formalização de profissionais autônomos, ou seja, o Microempreendedor Individual (MEI), no mês de novembro, houve uma variação percentual de 17,6% de cadastros realizados no Brasil. No Maranhão, a variação percentual foi de 18,42% e acima da médica nacional, com 18,10% ficou Imperatriz.

No ranking das exportações no Maranhão, Imperatriz está em terceiro lugar com participação de 18%. De janeiro a novembro de 2020, a cidade contabilizou 587.271.824 (quinhentos e oitenta e sete milhões e duzentos e setenta e mil e oitocentos e vinte e quatro) em exportações, já no mesmo período de 2021 houve um crescimento das exportações com 768.522.254 (setecentos e sessenta e oito milhões e quinhentos e vinte e dois mil e duzentos e cinquenta e quatro), o que corresponde a uma variação de 30,86%.

Com a finalidade de oportunizar a geração de emprego e renda e fomentar o comércio e o artesanato local, a Sedec realizou em bairros da zona urbana e rural, a Feira Cidadã e de artesanato. Locais contemplados com a ação foram o Conjunto Vitória, Sebastião Régis, Residencial Dom Afonso Felipe Gregori, Coquelândia, Pedro Neiva de Santana, Bacuri, Beira Rio especial de Natal, Ouro Verde, Centro, Povoado 1.700, Potiguar, Imperial Shopping. Eventos contam com cadastros de feirantes, cursos e  palestras para inscritos e atrações culturais.

Dentre as ações realizadas, houve a capacitação dos beneficiários do Shoping da Cidade com oferta de cursos de empreendedorismo, técnicas de atendimento e de vendas, com duração de 10 horas e certificação com a participação de membros da direção da Unisulma e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Sedec.

Na Semana do Empreendedor, ação comemorou o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa com a finalidade de ressaltar a importância dos empreendedores para nossa cidade, os auxiliando nos processos de regulamentação dos negócios, através de serviços gratuitos ofertados pela Sala do Empreendedor, com o Projeto Sedec Itinerante. Para isso, foi realizada uma blitz com distribuição de material gráfico na Avenida Dorgival Pinheiro, Centro, e atendimento ao público com as equipes da Sedec e do Sine Municipal, na Praça de Fátima, além da exposição da Feira Cidadã e de Artesanato.

Para os empresários da cidade, foram concedidos incentivos fiscais para empresas, com redução de impostos como o ITBI, IPTU e ISSS, com objetivo de estimular a geração de emprego e renda. Os descontos podem variar entre 2 a 5%, e são geralmente concedidos por dois ou três anos, e prorrogados até 10 anos.

Sobre as ações da Superintendência Municipal de Turismo (SUTUR), foram realizadas a entrega da documentação necessária para o programa de regionalização do turismo, cumprimento dos critérios para permanência da cidade no mapa do turismo brasileiro, elaboração do projeto que trata da construção de um Aquário Municipal e Mirante de contemplação do Rio Tocantins. Além disso, reunião com a UemaSul para apresentação do projeto do aquário e busca por parceria, divulgação dos pontos turísticos da cidade por meio de material gráfico, treinamentos do Programa de regionalização do Ministério do Turismo, reuniões da Instância de Governança da Chapa das Mesas, Campanha de visitas às empresas do segmento de Turismo sobre o Cadastro do Ministério do Turismo e reformulação do Conselho Municipal de Turismo.

 

 

 

balanço 2021