Atenção básica

CAMPANHA

Dia D de vacinação contra H1N1 acontece nesta sexta-feira

Ação visa chamar atenção dos grupos que ainda não foram tomar o imunizante

Publicado em: 23/06/2021 por Islene Lima

Secretaria de Saúde

Dia D de vacinação contra H1N1 acontece nesta sexta-feira

Todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 estão sendo mantidas nos pontos de vacinação (Foto: Patrícia Araújo)

A campanha de vacinação contra a influenza está na 3º fase, mas a meta a ser batida está longe de ser alcançada. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, a cobertura vacinal está em torno de 44,9%, sendo que a expectativa é de 90%. Diante disso, o dia D de vacinação ocorre sexta-feira, dia 25 de junho, visando alcançar e chamar atenção de todos os grupos prioritários que ainda não foram tomar o imunizante.

A responsável técnica de imunização do município, Maria do Perpétuo Socorro, destaca que a vacinação contra a influenza permite que a imunização previna a pessoa de complicações decorrentes da H1N1, óbitos, e principalmente, não seja confundida com a Covid- 19, já que ambas são doenças com vírus que apresentam sintomas gripais.

Os grupos prioritários, de acordo com a campanha de vacinação 2021, são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, órgãos de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.

“A influenza pode ter diversas características, podendo variar de quadros leves a graves, por isso é tão importante a imunização. Em Imperatriz, 39.205 pessoas dos grupos já foram vacinadas, e com o dia D certamente esse número vai subir muito mais”, afirma a técnica de imunização.

Vale lembrar que o grupo prioritário deve ficar atento ao intervalo de tempo entre a vacina da influenza e Covid-19, tendo que ser respeitado 14 dias no mínimo entre as vacinas.

25 de junho - Dia D de vacinação contra gripe

Você poderá se vacinar em qualquer UBS cidade de 8h às 17h (sem intervalo para almoço) nas unidades que funcionam em horário normal.

Das 8h às 20h, também sem intervalo para almoço, nas UBS de horário estendido - Cafeteira, Maria Aragão, Vila Lobão e Milton Lopes

Atenção básica