Atenção básica

AÇÕES

Campanha "Agosto Dourado" é iniciada nas Unidades Básicas de Saúde

Incentivando o aleitamento materno, tema deste ano é "Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada"

Publicado em: 03/08/2021 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Campanha "Agosto Dourado" é iniciada nas Unidades Básicas de Saúde

A programação de abertura contou com palestra sobre vacinação, Covid-19 e amamentação, mediada pela infectologista Bianca Ferreira. (Foto: Maria Almeida)

A abertura das atividades aconteceu na Unidade Básica de Saúde Vila Lobão na manhã desta terça feira, 03, com participação da secretária de Saúde, Mariana Jales e da coordenadora da Atenção Primária, Maria Patrícia Rodrigues. Programação segue durante todo o mês de agosto.

Dentre as principais ações estão: "Oficinas de capacitação sobre aleitamento materno direcionadas aos enfermeiros da Estratégia e Saúde da Família, rodas de conversas com gestantes e puérperas nas Unidades Básicas de Saúde e palestras sobre a importância do aleitamento materno”, informou a coordenação do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Karine Svetlana, que está à frente da campanha no município.

Dedicado à promoção de ações de incentivo ao aleitamento materno, o mês foi  denominado “Agosto Dourado”, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), porque a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do alimento. O tema da campanha deste ano é "Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada".

"O leite materno é essencial para os bebês, sobretudo nos seis primeiros meses de vida. Por isso, não poderíamos deixar de aderir à campanha. Assim assumimos nossa responsabilidade enquanto município e incentivamos a amamentação junto às mamães que fazem acompanhamento nas nossas Unidades Básicas de Saúde”, ressaltou Mariana Jales. 

A programação de abertura contou com palestra sobre vacinação, Covid-19 e amamentação, mediada pela infectologista Bianca Ferreira; e a importância do aleitamento materno com a pediatra Patrícia Sousa. No encontro foi discutido ainda temas como: Direito da Mulher e o Planejamento Familiar;  Manejo Clínico da Amamentação e Prevenção do Câncer de Mama.

Atenção básica