Assistência Social

ACOLHIMENTO

Imperatriz conta com equipe específica para o serviço de abordagem social nas ruas

Objetivo é orientar, acolher e sensibilizar pessoas em situação de rua

Publicado em: 19/04/2021 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Imperatriz conta com equipe específica para o serviço de abordagem social nas ruas

Agentes da Guarda estão sempre presentes nas atividades, seja de noite ou de dia. (Foto: Edmara Silva)

O serviço de abordagem social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, realiza ações nas ruas dia e noite, durante toda a semana. Objetivo do trabalho é sensibilizar pessoas em situação de rua a saírem dessa realidade, além de orientar sobre os riscos que a situação pode trazer e quanto à exploração do trabalho infantil.

Durante as abordagens, os que manifestam interesse, são imediatamente encaminhados pela equipe aos serviços de acolhimento mantidos pela Sedes, que atendem a demanda. A Guarda Municipal de Imperatriz acompanha as ações para garantir a segurança do atendimento. 

A secretária da Sedes, Janaína Ramos, explica que “uma equipe para o serviço de abordagem social foi instituída no início deste ano, portanto, no começo da segunda gestão do prefeito Assis Ramos, devido ao aumento da demanda. Antes disto, os abrigos e o próprio Centro Pop tinham suas equipes para realizar essas ações, porém, em fevereiro, com o aumento da população em situação de rua, eu e o prefeito decidimos destinar uma equipe específica para atender essas questões”, destacou.  

A coordenadora Priscila Cadete informa que “o trabalho de abordagem é feito de maneira contínua e diária. Trabalhamos de segunda-feira até sábado, de 8h à 14h, à tarde e aos domingos ficamos em stand-by. Durante a noite, as rondas são feitas três vezes na semana, sendo que nos demais dias antedemos solicitações da população, que entra em contato e nos informa. Estamos sempre à disposição”, destacou. 


Balanço dos atendimentos até o dia 18 de abril 

- 95 abordagens a adultos (homens e mulheres). 

- 35 crianças e adolescentes em situação de rua. 

- 5 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil.

Com relação ao procedimento dirigido a crianças e adolescentes em situação de rua e/ou de trabalho infantil, Priscila informa que é feita a condução do menor à sua casa, em seguida é realizado um trabalho de sensibilização e orientação aos familiares e/ou responsáveis e em caso de reincidência, casos são encaminhados ao Conselho Tutelar e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social e a outros programas sociais.

Assistência Social