Assistência Social

ASSISTÊNCIA

Centro Pop e Consultório na Rua oferecem assistência médica

Atendimentos são realizados semanalmente com os usuários do serviço

Publicado em: 16/04/2021 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Centro Pop e Consultório na Rua oferecem assistência médica

Aferição de pressão arterial, consulta médica e de enfermagem, pequenos curativos, administração de medicamentos, testagens para HIV, sífilis e hepatites virais estão entre os procedimentos realizados. (Foto: Sara Batalha)

Usuários do Centro Pop receberam atendimento médico na quinta-feira, 15. O Consultório na Rua, Programa da Secretaria Municipal de Saúde, realiza visitas semanais aos abrigos, inclusive os mantidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, a exemplo desta unidade.

Consultas médicas e de enfermagem, requisição de exames, entrega de medicamentos, além de testagem para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais foram os serviços ofertados. Os usuários receberam a equipe de saúde satisfeitos e os profissionais da Cruz Vermelha também participaram da ação.

A secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos, ressalta que o Centro Pop “tem o objetivo de melhorar a saúde e o bem estar desses usuários. É uma preocupação nossa, principalmente nessa situação de pandemia, oferecer serviços como a prática de atividade física, atendimento médico, avaliação, testagens e consultas”, enfatizou.

A coordenadora da casa, Antonina Correia, informa que são oferecidos aos usuários, "refeições, higiene pessoal, lavanderia para higienizar as roupas, assistência social e psicológica. Também são resolvidas situações relacionadas à documentação, além do atendimento médico”, disse.

Ela explica ainda que os usuários permanecem na Casa durante todo o dia, de segunda à sexta-feira, e à noite, os que desejam, são encaminhados ao Abrigo Superação, também mantido pela Sedes.

Flávia da Silva é coordenadora do Programa Consultório na Rua e explica que o atendimento é realizado também na zona rural. " O serviço funciona de segunda à sexta-feira. Toda quinta-feira vamos aos abrigos, tanto na Coquelândia, no Renascer Feminino, Renascer Masculino, Fazenda Esperança, em todos. Nossa equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar e o agente social. Durante a semana, à noite, fazemos rotas das 18h às 23h, todos os dias em todos os bairros de Imperatriz, com entrega de refeições e atendimento médico, para o pessoal em situação de rua. O programa funciona desde 2011", disse.

Ricardo Ribeiro veio da Bahia, é usuário do Centro Pop há pouco mais de dois meses. Sobre o acolhimento recebido, ele diz “aqui é um lugar bacana, bom demais, eles são atenciosos, o povo sabe atender nos atender, tem jeito de conversar com a gente, sabe entender e explicar as coisas. Aqui tô tranquilão”, brincou o baiano.

Para Sidney Viera, também usuário do serviço, as consultas oferecidas são “uma boa ação né, é prevenção da nossa saúde, demonstra cuidado com os moradores de rua e a boa índole da Casa e do governo imperatrizense”, disse o jovem. 

Ele enxerga no programa uma esperança de mudar de vida e fazer tudo diferente. “O Centro Pop é pra isso né, é pra acolher, dar uma chance pra quem quer dar a volta por cima na vida e realizar novos objetivos que já conseguiu no passado. A rua tem o espírito de vazio e o Centro te acolhe e você já se sente numa casa. Então, já é um momento de reconciliação com a sua casa, porque a rua não é casa, na rua você não dorme você não come, não se higieniza, e aqui sim, você já se sente bem, se alimenta na hora correta, toma banho, e isso já faz parte de uma religação com o laço que você tem com o seu lar”, contou o rapaz.

O Centro Pop é um Centro de Referência Especializado para a população em situação de rua, seja homem, mulher ou idoso. Ações são destinadas a este público, que é direcionado através de abordagens sociais, ou por livre e espontânea vontade da pessoa que está nessa realidade.

Assistência Social