Assistência Social

ACOLHIMENTO

Centro de Referência para a Pessoa em Situação de Rua oferece atividades físicas aos beneficiários

O serviço, que não parou de ser ofertado nem mesmo durante os maiores picos da pandemia da Covid-19, permanece aberto, com oferta de atividades de atividades diurnas, de segunda à sexta-feira.

Publicado em: 06/04/2021 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Centro de Referência para a Pessoa em Situação de Rua oferece atividades físicas aos beneficiários

Alongamento, respiração e postura corretas, exercícios aeróbicos são trabalhados pelo educador físico com os usuários. (Foto: Maira Soares)

Visando o bem estar e a qualidade de vida dos usuários do Centro de Referência para a População em Situação de Rua, Centro Pop, é oferecida a prática de exercícios físicos e alongamento, com acompanhamento de profissionais de Educação Física. Serviço é ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, e também realiza ações relacionadas ao convívio e bom desenvolvimento pessoal.

Manter hábitos de vida saudáveis é importante e são incentivados dentro do Centro. A secretária da Sedes, Janaína Ramos, explica que “o Centro Pop é um dos serviços que são mantidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social. O usuário, bem como a sua saúde e bem estar são considerados como um todo, de forma que, nos preocupamos também com a prática de atividades físicas para oferecer melhora na qualidade vida deles, inclusive para que se relacionem de forma mais positiva uns com os outros e em sociedade”. 

A coordenadora do local, Francisca Antônia Correia, conta que “o público é atendido de forma completa, os exercícios são ofertados quatro vezes na semana, de manhã e à tarde e estão dentro de outros vários serviços que são ofertados na casa. É perceptível a melhora na qualidade de vida e até na forma de se relacionarem. É muito gratificante para nós oferecer esse diferencial, este algo a mais, incentivá-los a buscarem coisas novas e saudáveis”, destacou.

O Centro Pop funciona de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, com atendimento e acompanhamento de assistentes sociais, pedagogo, refeições com acompanhamento nutricional, local para descanso, atividade física, ações preventivas de saúde, entre outras ações. O encaminhamento dos usuários ao Centro Pop é feito por abordagem social nas ruas, realizadas por uma equipe da Sedes, direcionada para esta finalidade. 

Todos os usuários são incluídos no Cadastro Único do Governo Federal, os que não tem documentação pessoal a equipe providencia e os atendimentos de saúde são realizados com apoio do programa Consultório de Rua, da Semus. 

Assistência Social