Assistência Social

PROTEÇÃO

Carreata abre programação de combate ao trabalho infantil

As atividades seguem até o próximo dia 30

Publicado em: 14/06/2021 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Carreata abre programação de combate ao trabalho infantil

Panfletagem, apresentações e adesivaço estão entre as ações que serão realizadas. (Foto: Sara Batalha)

O Dia Mundial de Combate à Exploração do Trabalho Infantil em Imperatriz foi marcado por carreata realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na manhã de sábado,12. As avenidas Getúlio Vargas, Dorgival Pinheiro, Santa Tereza, entre outras ruas do centro da cidade, compuseram o percurso. Participaram do momento todos os órgãos da Rede de proteção à criança e ao adolescente como Conselho Tutelar, programas da Sedes, CMDCA e outros. Ao final, foi entregue café individual aos participantes. As atividades não se limitam apenas ao dia 12, mas seguem até o próximo dia 30 e alcançam também a zona rural da cidade.

A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho no ano de 2002, para conscientizar sociedade em geral, trabalhadores, empregadores e governos de todo o mundo contra o trabalho infantil. Janaína Ramos, secretária da Sedes, faz o alerta: “Os dados de trabalho infantil são alarmantes, sabemos que a própria pandemia tem contribuído para isso. Precisamos unir forças para combater esta prática!”.

De fato, o que apontam as manchetes de vários jornais brasileiros e órgãos de apoio à infância e adolescência, é que esta exploração voltou a crescer no mundo. Informações do site da Unicef mostram que 160 milhões de crianças e adolescentes são vitimas da prática mundialmente. O mesmo site informa que, no Brasil, antes da pandemia, já havia mais de 1,7 milhão de crianças e adolescentes nessa situação, e até 2022 o quadro tende a piorar, potencializado com a pandemia da Covid-19.

A articuladora do Selo Unicef na Sedes, Milaelly Santos, explica que “serão realizadas neste mês, ações especiais voltadas ao combate desta prática, cujo tema deste ano é “Dignidade é dignidade, não se negocia”. Moradores da zona rural também estão incluídos no público das atividades, para que o máximo de pessoas tomem conhecimento e apoiem a causa”, disse.

Todo dia é dever da sociedade enfrentar este crime que, apesar de comum em nossa sociedade, é extremamente prejudicial ao desenvolvimento adequado das nossas crianças. Conhece algum caso de exploração do trabalho infantil? Não se cale, denuncie! Disque 100 ou busque o Conselho Tutelar mais próximo e faça sua denúncia. 

Programação completa

14/06/2021 a 21/06/2021  - Mobilização da Educação - Plataforma digital das aulas remotas

18/06/2021 - -Panfletagem; Varal de desenhos; Apresentações de danças e corais - Beira Rio - 16h30 min

24/06/2021 - Ação na Estrada do Arroz. Tema: O arraiá do #SemTrabalhoInfantil - 8h30min às 12h

25/06/2021 - Adesivaço - Praça de Fátima e Calçadão - 8h30min às 9h30min

 

 

 

Assistência Social