Agricultura

AGRICULTURA FAMILIAR

Prefeitura recebe equipe técnica do Ministério da Cidadania

Órgão Federal estuda junto com o município a ampliação do número de famílias atendidas através do Programa de Aquisição de Alimentos

Publicado em: 21/07/2021 por João Rodrigues

Secretaria de Agricultura

Prefeitura recebe equipe técnica do Ministério da Cidadania

O secretário de Agricultura, Raimundo Roma, recebe a coordenadora do PAA nacional, Mariana Carvalho. (Foto: Maira Soares)

Desenvolvido com sucesso pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), o Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, vem sendo modelo para todo o estado. Atualmente, atende 210 agricultores familiares e 320 toneladas de produtos adquiridos, bem superior à capital, São Luís.

A forma bem sucedida como vendo sendo executado o programa municipal, chamou a atenção da coordenadora nacional do PAA, órgão ligado ao Ministério da Cidadania, Mariana Carvalho, que fez uma visita técnica ao secretário Raimundo Roma e ao coordenador do PAA, Dablhitt Novais, na terça-feira, 20, para conhecer melhor o trabalho desenvolvido na pasta municipal.

Durante a visita, Mariana Carvalho se mostrou impressionada com as ações desenvolvidas e garantiu que se empenhará com o objetivo de ampliar o programa em Imperatriz.

O secretário Raimundo Roma ressaltou que a visita da coordenadora foi muito importante e a expectativa agora é que ela possa destinar recursos para ampliar o PAA, para garantir o atendimento de mais famílias da agricultura familiar. Pelas previsões dele, o número de famílias possa ultrapassar os 210, chegando até 600 famílias.

“Foi uma honra receber a coordenadora Mariana e agora vamos esperar que ela possa fazer, junto ao Ministério da Cidadania, com que o nosso programa seja ampliado e que possamos atender mais famílias da agricultura familiar e posteriormente atender mais pessoas que recebem esse alimentos através do nosso Banco de Alimentos, coordenado pela secretária de Desenvolvimento Social, Janaina Ramos”, disse Roma.

O secretário fez questão de dizer que todo o trabalho desenvolvido pela pasta prima pela qualidade e agilidade do PAA, além de ser uma determinação direta do prefeito Assis Ramos para que “posamos atender o máximo de famílias da agricultura familiar”.

Histórico

A Seaap é uma das principais secretarias da gestão municipal e vem acompanhando os agricultores e todo o ciclo da produção, além de fazer a intermediação e compra via PAA da produção. Este ano a secretaria já atuou com a distribuição de sementes, apoio técnico e preparação de solo para plantações.

Agricultura