Blog

Nossa Memória

Presentes da Imperatriz Teresa Cristina para cidade

Conjunto de pesos e medidas em cobre foram entregues pelos Correios

Publicado em: 15/07/2018 por Domingos Cezar

Assessoria de Comunicação

Em agradecimento ao povo que substituiu o nome de Vila Santa Teresa para Imperatriz, Teresa Cristina, a Imperatriz do Brasil decidiu presentear a cidade com algo que servisse à comunidade, mas de maneira especial aos comerciantes e fazendeiros. Como brinde da Coroa Imperial, ela fez a doação de um conjunto de pesos e medidas artisticamente trabalhados em cobre, em que as peças chegaram cuidadosamente encaixotadas por meio dos Correios.

De acordo com o historiador Milson Coutinho, a Câmara de Vereadores oficiou o governo do estado, notificando haver recebido os novos pesos e medidas executados pelo governo imperial, segundo o modelo francês em vigor. Ele acrescenta ainda que, havendo resistências locais aos que consideraram uma inovação, a Câmara deixou de aplicar essas normas de pesos e medidas. Em virtude disso, sofreu grave reprimenda por parte do governo da Província.

Algumas dessas peças ainda foram vistas jogadas em um canto do prédio da Prefeitura de Imperatriz, no ano de 1967, quando era prefeito Eurípedes Bernardino Bezerra, o Euripão. Consta que, ao renunciar com apenas oito meses de mandato, ele as levou para São Luis.

Como havia rompido com a Câmara, Eurípedes Bezerra afirmou às pessoas mais próximas que reconhecia serem as valiosas peças um patrimônio do município de Imperatriz, porém, as conduziria por estar cônscio da incapacidade dos munícipes em conservá-las.

Nossa Memória