Blog

Nossa Gente

“Quem bebe da água do Tocantins, não sai mais daqui”, declara Hélio Araújo

Professor e presidente interino da Associação Comercial de Imperatriz recebe honraria de Eterna Gratidão da Prefeitura

Publicado em: 02/07/2020 por Regilson Borges

Assessoria de Comunicação

Foto: Edmara Silva
Hélio chegou na cidade em 29 de abril de 1979 e tem uma trajetória de serviços prestados à população. (Foto: Edmara Silva)

Na tarde de sol e em meio a várias reuniões, o professor Hélio Araújo nos recebe para uma entrevista. Paciente e concentrado, espera a nossa equipe preparar todo o material para enfim começarmos. Câmera no tripé, microfone colocado, gravador ligado, Hélio, empolgado, inicia sua fala sobre a felicidade de ter se tornado um imperatrizense de coração.

O professor formado em contabilidade, que atualmente é presidente interino da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, ACII, será um dos 13 homenageados com a honraria “Eterna Gratidão”, da Prefeitura de Imperatriz, em comemoração aos 168 anos da cidade. A solenidade vai agraciar profissionais que trabalharam e até mesmo, perderam a vida, na luta contra o novo coronavírus, Covid – 19, na cidade.

Hélio foi um dos idealizadores do Ambulatório para atender pacientes com suspeita de Covid – 19. A ação contou com a parceria da Prefeitura de Imperatriz, ACII, Exército, Governo do Estado, além de estabelecimentos de saúde da rede privada. “E essa oportunidade foi um presente da Associação para a cidade de Imperatriz. Nos sentimos honrados em poder participar disso”, conta o professor, extremamente entusiasmado.

O presidente da Associação, sempre empolgado para falar sobre Imperatriz e os serviços que aqui prestou, lembra do ano, dia e horário que pisou nas terras do Frei pela primeira vez. “Cheguei na cidade em 29 de abril de 1979, às 12h30”. Professor Hélio também conta que veio para a cidade prestar serviço por apenas seis meses. Mas, a história mudou o curso da vida do goiano, natural da cidade de Anápolis, que em Imperatriz casou e constituiu família.

Ainda sobre a idealização do Ambulatório para atender pacientes com suspeita de Covid, ele acredita que é um gesto de amor à cidade, e todos saíram ganhando, desde as autoridades públicas, até a população que utilizou dos serviços. "Eu, inclusive, nem mereço receber essa homenagem. É da Associação, não é minha. Porém, como eu estou presidente, eu receberei a homenagem, em nome de todos os associados".

Foto: Edmara Silva

O sentimento de ser imperatrizense, para Hélio, perpassa pela ajuda ao próximo, pelo empreendedorismo, e por deixar sua marca por onde passa. Ele divide seu tempo entre presidir a ACII e coordenar o curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão. Ao longo desse tempo, seu currículo também soma passagem pela presidência das Associações Empresariais do Maranhão, e do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão.

Pode até parecer que não, mas Hélio garante que ainda sobra tempo para fazer o que gosta, como jogar futebol, beber sua cervejinha aos finais de semana e cultivar suas amizades. “Tenho um círculo muito grande em Imperatriz e estamos juntos, sempre que possível”, conclui.

Nossa Gente