Blog

Nossa Gente

Frei Rodrigo lança livro “Alegres na Esperança” em Imperatriz

Após 14 anos, o capuchinho retorna à cidade onde por oito anos foi pároco e expoente de fé e trabalho

Publicado em: 29/05/2019 por Luana Barros

Assessoria de Comunicação

Nesta quarta-feira, 29, Frei Rodrigo de Araújo participou da Tribuna Popular na Câmara de Vereadores de Imperatriz com o objetivo de divulgar sua mais recente obra que está sendo lançada em Imperatriz, Alegres na Esperança.

Aproveitou o espaço para relembrar e agradecer pelos momentos vividos na segunda maior cidade do Maranhão. "Os anos que vivi em Imperatriz marcaram profundamente a minha vida. A minha relação com o povo imperatrizense é muito boa e se fortificou ao longo dos anos, mesmo após 14 anos que sai daqui. Voltar a esta cidade, é como voltar à minha casa. Todas as ideias e projetos sempre tiveram o apoio da minha comunidade”, declarou Frei Rodrigo.

Nascido em 16 de maio de 1960, na Vila Jenipapo dos Gomes, em Tuntum no Maranhão, filho de Fernando Leite de Araújo e Gentileza Rodrigues de Araújo, aos sete anos se transferiu para Tuntum para poder estudar. Ali teve seus primeiros contatos diretos com os frades capuchinhos. Em 1975, aos 15 anos, entrou para o Seminário dos Frades Menores Capuchinhos, em Barra do Corda (MA). Foi ordenado presbítero aos 17 de dezembro de 1988, na Igreja Matriz de São Raimundo Nonato, em Tuntum. Após dez meses foi escolhido pelos superiores para fazer o mestrado em teologia dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Ao retornar de Roma foi trabalhar em São Luís, mas, logo em seguida foi destinado à cidade de Belém (PA), como vigário paroquial e professor no Seminário Maior, hoje faculdade Católica de Belém. Em 1998, veio para em Imperatriz como pároco da Paróquia de São Francisco, ficando por oito anos.

Aqui realizou inúmeras obras, como a reforma do ginásio, a construção centro de pastoral, ampliação do convento dos frades na Paróquia São Francisco de Assis e a construção das capelas de Nossa Senhora das Graças e Santa Clara. Realizou a primeira Noite Católica no Parque de Exposições, tornando-se tempos depois um evento da Diocese de Imperatriz. Recebeu o título de Cidadão Imperatrizense, proferido pela a Câmara de Vereadores e a Comenda Frei Manoel Procópio, pela Prefeitura de Imperatriz.

OBRAS LITERÁRIAS

“Minhas publicações sempre foram de gráficas da cidade e para mim foi uma grande vitória que a editora Paulinas publicou este novo livro, a nível nacional. Este livro é diferente dos demais, pois os anteriores, cada um nasceu a partir de uma experiência pessoal e este é dentro de outra realidade, que convida as pessoas para reflexão, abordando temas sobre a vida”, relembrou Frei Rodrigo.

Falando sobre a importância do tema Esperança, ele afirma: “Olhando para a sociedade, estamos vivendo um momento de desencanto em todas as áreas. Mas, não é porque as coisas não estão dando certo que vou cair e desistir. Inclusive coloco em um trecho do livro que é preciso cada um dar sentido à sua própria vida”.

Sobre a desvalorização da leitura, problema vivido atualmente em todos os países, Frei Rodrigo esclarece: “Quando encontramos um problema, as pessoas tendem a desistir, mas não devemos parar, precisamos seguir adiante. Vivemos um momento de dificuldade e desvalorização da leitura, mas não é por isso que vou desistir da produção intelectual, pelo contrário, vamos levar a leitura a mais pessoas. Por isso, além de lançar o livro em forma impressa, a editora Paulinas também irá disponibilizar a versão digital”.

O frei atualmente é pároco da Paróquia da Cohab em São Luís. Do ponto de vista literário Frei Rodrigo escreveu muitos artigos, publicados, por exemplo, no Jornal O Estado do Maranhão, O Progresso de Imperatriz, O Liberal, de Belém. Nas revistas Paróquias e Casas Religiosas, de São Paulo (SP). Publicou também, desde 1992, nove livros e hoje lança seu décimo livro, que tem como título “Alegres na Esperança”, publicado pela Editora Paulinas.

 

Nossa Gente